terça-feira, 24 de julho de 2018

=> Espaço Ciência e Observatório da Sé têm programação especial para Eclipse Total da Lua (Olinda)

Espaço Ciência e Observatório da Sé têm programação especial para observação do eclipse mais longo do século

Nesta sexta-feira (27), as equipes do Espaço Ciência e Observatório da Sé se unem em uma programação especial para observar o eclipse total da lua mais longo do século. A observação será feita utilizando telescópios e acontecerá na Praia de Casa Caiada, em frente ao quartel do Exército, próximo ao Shopping Patteo de Olinda. “Como o melhor momento para observar o eclipse será logo que a lua surge, a visibilidade é melhor na praia. E, claro, dependerá das condições meteorológicas”, explica Cleiton Batista, da coordenação do Observatório da Sé.

O eclipse terá uma duração de 1 hora, 42 minutos e 57 segundos. Ele atinge seu primeiro estágio pouco depois das 14 horas e a Lua entra na parte mais escura da sombra da Terra (umbra) após às 15:24h. No entanto, só a partir de 18:17h, ela aparece no céu e permite a observação.


LUA DE SANGUE – Logo que nascer, a lua já estará na região de Umbra e surgirá, portanto, com uma coloração avermelhada, o que lhe rende o nome de Lua de Sangue. Isso acontece porque, assim como no pôr do sol, quando a radiação do Sol atravessa a atmosfera terrestre, seu espectro ganha menos luz azul e mais vermelha. Espalhada na atmosfera, essa luz se lança na Lua, que a reflete.

O final do eclipse acontece às 20:28h. “O eclipse mais duradouro antes desse aconteceu em 2000, com uma hora e 46 minutos”, lembra Cleiton. Segundo ele, a longa duração do eclipse se deve ao fato de que a lua estará no ponto mais distante do centro da Terra (apogeu). É quando o satélite é chamado de “minilua”, pois aparenta estar menor no céu. Por isso, leva mais tempo para atravessar a sombra da Terra.

Outro astro que estará em posição privilegiada para observação no dia 27 é Marte, que estará também em conjunção com o nosso satélite natural Por estar mais próximo da Terra, o planeta vermelho será o segundo objeto mais brilhante durante a noite, perdendo apenas para a Lua.


Confira a data dos próximos eclipses totais da Lua:
· 21 de janeiro de 2019
· 16 de maio de 2022
· 8 de novembro de 2022
· 14 de março de 2025
· 07 de setembro de 2025
· 03 de março de 2026
· 31 de dezembro de 2028


SERVIÇO
Observação do Eclipse Total da Lua
Com equipe e equipamentos do Observatório da Sé e Espaço Ciência
Dia: 27 de julho
Horário: Das 18:17h às 20:28h
Local: Praia de Casa Caiada, em frente ao quartel do Exército, próximo ao Shopping Patteo de Olinda.


Texto/ Fonte: Comunicação do Espaço Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário