segunda-feira, 23 de julho de 2018

=> FIG 2018: Praça da Palavra incentiva literatura para todas as idades


Neste ano, polo homenageia os 70 anos do escritor Raimundo Carrero

Uma extensa programação literária, com recitais, contações de histórias, lançamentos de livros e debates, integra as atividades da Praça da Palavra, durante o 28° Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). O espaço, localizado na Praça Souto Filho, conhecida como Fonte Luminosa, homenageia, neste ano, o escritor Raimundo Carrero, após seu aniversário de 70 anos. Nesta sábado (21), o polo recebeu diversas atividades, incluindo apresentações dos alunos da Rede Municipal de Ensino.

No período da manhã, várias famílias puderam participar da ação educativa “Cantando e Brincando”, com Marcos Duarte e Andréa Carla, do Serviço Social do Comércio (Sesc). Logo em seguida, o projeto “Contar e Contagiar”, de Ryan Leivas, promoveu uma contação de histórias interativas com as crianças presentes. Os garanhuenses Rhaysa e André Machado, prestigiaram as atrações e aproveitaram o polo com as filhas. “Para elas é ótimo, é uma oportunidade muito legal, porque todo dia tem uma atração diferente, o que já vai apresentando pra elas esse nosso festival”, declarou Rhaysa.

Já pela tarde, foram realizadas as apresentações dos finalistas do Concurso Aspas, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc), que busca incentivar a leitura entre os alunos da Rede Municipal de Ensino. “Desde as etapas iniciais trabalhamos o concurso, o que incentivou bastante o gosto pela leitura em todo ambiente escolar. E o que vemos como experiência de fato é que os próprios alunos se incentivam nessa vontade de ler”, afirmou Carlos Barros, que é gestor da Escola José Ferreira Sobrinho, localizada no distrito de São Pedro.

As ações seguiram com rodas de conversa e releituras da obra de Augusto dos Anjos, pela Gerência Regional de Educação (GRE). Além de uma apresentação da vida e obra do Pe. Adelmar da Mota Valença, com o Pe. José Emerson. Em seguida, houve o lançamento do livro “Lampião, o Cangaço e Outros Fatos no Agreste Pernambucano”. Ao longo do dia, também serão realizados recitais, leituras dramáticas e a exibição do filme “Carrero, o áspero amável”, de Luci Alcântara.

O lançamento do romance “Condenados à Vida”, do homenageado Raimundo Carrero encerra as atividades de hoje. A programação da Praça da Palavra segue até o próximo sábado (28), e pode ser acessada na íntegra por meio do link: https://bit.ly/2LwOSY9


Texto: Aquilles Soares — Secom/PMG
Foto: Nichole de Andrade — Secom/PMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário