quinta-feira, 30 de agosto de 2018

=> Oficinas e observações dos astros movimentam o Espaço Ciência e o Observatório da Sé na Semana da Astronomia (Olinda)

Na próxima semana, de 03 a 06 de setembro, o Espaço Ciência e o Observatório da Sé abrem o mês dedicado à Astronomia no Recife. Desde o ano passado, a Semana Municipal de Astronomia é Lei. O mês escolhido para isso, setembro, faz referência à data de nascimento de  George Marcgrave, responsável pela construção do Observatório Astronômico do Recife, o primeiro das Américas e de todo o Hemisfério Sul. 

Em parceria com o Observatório Nacional e com o projeto “Desvendando o Céu Astral”, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, a programação do Espaço Ciência e Observatório da Sé inclui vinte atividades, entre oficinas e observação dos astros.
A meninada poderá construir e lançar foguetes de garrafa pet; montar lunetas e telescópios; descobrir sobre o nascimento, vida e morte do Sol. Poderá descobrir que as estrelas que marcam os estados da federação na bandeira do Brasil são, na verdade, posicionadas segundo o mapa do céu da época e encontrar os paralelismos entre constelações e regiões do país.

A partir do conhecimento dos povos antigos, será possível construir um observatório, para acompanhar a mudança das estações, ou um relógio orientado pela posição do sol e das estrelas. Em outra oficina, os participantes descobrirão possibilidades e limites nas várias dimensões espaciais e entenderão o que se quer dizer com curvatura do Espaço. 
Brincar de esconde-esconde com planetas; observar as fases da lua; conhecer as constelações de povos originários, mais precisamente dos Tupi-Guarani... essas são algumas outras atividades que acontecem no Espaço Ciência. Outra dica é usar o programa Universe Sandbox 2 para simular possibilidades na organização do Espaço e perceber como tudo está ligado.

Também haverá telescópios e lunetas disponíveis para observação do Sol e, em alguns horários, também da lua. O Espaço Ciência funciona de 8h às 12h e das 13h às 17h.

NO OBSERVATÓRIO DA SÉ, o destaque é a observação do céu noturno por meio de telescópios e lunetas. Entre os astros, estarão visíveis os planetas Júpiter, Saturno, Marte e Vênus. Haverá também mostra de filmes e cinco diferentes atividades. 
A meninada poderá jogar boliche enquanto aprende sobre planetas, fases da lua e movimento dos astros. Ou descobrir sobre gravidade e energia ao equilibrar bolhas de sabão em tubos de PVC. Os visitantes poderão, ainda, construir máscaras para observação do sol com material reciclável; construir satélites; e simular a deformação que os astros provocam no espaço-tempo. O Observatório da Sé funciona de terça a domingo, de 16h às 20h.

Confira as atividades previstas:

ESPAÇO CIÊNCIA
Observação solar e lunar
Planetário
Construção e lançamento de foguetes de garrafa pet
Montagem de lunetas e telescópios
Constelações da Bandeira de Brasil
Nascimento, Vida e Morte do Sol
Observatório Solar Indígena
Fases da Lua
Caça aos Planetas
Relógio Solar e Estelar
Horizonte curvo
Star-Lord
Desvendando o Céu dos Povos Originários

OBSERVATÓRIO DA SÉ
Observação do céu
Cineastro
Equilibrando Bolhas
Boliche astronômico
Construindo seu satélite
Poço gravitacional
Construindo sua máscara solar


Fonte / Texto: Fabiana Coelho (Comunicação do Espaço Ciência)

Nenhum comentário:

Postar um comentário