Sophia nos braços do tio em seu batizado |
Iniciar uma criança na vida cristã através do batismo, segundo o ritual católico a purifica e elimina (se houver) o pecado original, protegendo-a e deixando de ser pagã.
Os mais tradicionais batizam seus filhos ainda bebês para que esta proteção se dê desde cedo, mas hoje em dia para que esse batizado ocorra é necessário que os pais e padrinhos façam um curso que tem a validade de 1 ano. Este curso lembra os significados da importância deste primeiro sacramento e do papeis dos pais e padrinhos com a criança na vida cristã, além de reforçar o significado dos objetos usados no ritual como por exemplo a vela. Outra exigência é que os padrinhos sejam casados dentro da doutrina da Igreja.
Significado dos objetos usados na celebração:
=> MANDRIÃO: roupinha unissex (vestidinho curto) na cor branca, significando a pureza usado por bebês na cerimônia deu seu batismo.
=> PIA BATISMAL: pia na qual o padre tira a água benta em temperatura ambiente para molhar a cabeça do bebê/ criança durante a cerimônia
=> ÁGUA: esse recurso natural não renovável, essencial a vida também simboliza na liturgia Católica pureza interior, com elevada expressão de Cristo e a sua salvação para nós
=> VELA: que é acendida pelos pais ou padrinhos de vela no Círio Pascal, significando a presença de Cristo iluminando o batizado e a presença do Espírito Santo na vida do batizando e a fé em Jesus ressuscitado.
=> AZEITE DE OLIVA: que padre coloca no peito e testa do bebê/ criança quando faz o sinal da Cruz no infante como sinal de resistência ao pecado, transmitindo a força divina
Uma criança ou bebê pode ter além do casal de padrinhos de batismo, também é permitido no Catolicismo, um casal de padrinhos de vela e uma madrinha de consagração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário