Encontro antecede 10ª Conferência Municipal da Criança e do Adolescente, que será realizada nos dias 27 e 28 de novembro
A 1ª Conferência Livre, que antecede a 10ª Conferência Municipal da Criança e do Adolescente em Garanhuns, foi realizada nesta terça-feira (10), na comunidade Estivas, na área rural do município. O momento busca apresentar à população o evento que acontecerá durante os dias 27 e 28 de novembro, no auditório do Serviço Social do Comércio (Sesc) em Garanhuns, e tem como tema central “Proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências”.
Antes do início das discussões houve a apresentação do Grupo de Dança Negras Ubuntu, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Comunidade Estivas; que é formado por 15 jovens. O momento contou com a participação de representantes das comunidades remanescentes quilombolas do Castainho, Estrela, Estivas e Timbó; da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), do Conselho Tutelar; além do vereador Mário dos Santos Campos Júnior (Marinho da Estivas) e da presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Yacy Novaes. “Já começamos esse diálogo com as crianças, a respeito dos seus desejos, de suas vontades e necessidades para que elas possam se sentir participantes desse momento democrático”, afirmou Yacy.
No próximo mês, a conferência vai discutir a qualificação da participação e protagonismo das crianças e adolescentes na escola, família, comunidade, políticas públicas, sistema de justiça e conselhos de direitos, além de elaborar ações de promoção da igualdade e valorização da diversidade na proteção integral do público, elaborar propostas para ampliação do orçamento e aperfeiçoamento da gestão dos fundos para a criança e ao adolescente.
A integrante da comissão organizadora da Conferência, Rita de Cássia, abordou os eixos temáticos que estão ligados às garantias dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social; prevenção e enfrentamento da violência; orçamento e financiamento das políticas públicas; participação, comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes; e espaços de gestão e controle social das políticas públicas. Após o momento, os participantes formaram grupos a fim de determinar as propostas que serão levadas ao debate municipal.
FONTE: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — (ACSI)
Texto e foto: Aquilles Soares — (Secom/PMG)
Nenhum comentário:
Postar um comentário