O Espaço Ciência realiza neste domingo (14) a abertura da Semana dos Povos Indígenas. Com participação especial de um grupo da etnia Fulni-ô, de Águas Belas, a programação inclui oficinas, sessões especiais no Planetário sobre as constelações indígenas, apresentações culturais e rodas de conversa. O evento se estende até quarta-feira (17).
Segundo o diretor do Espaço Ciência, Antonio Carlos Pavão, a programação “busca desconstruir muitos estereótipos construídos ao longo de 519 anos de resistência destes povos e dar visibilidade ao conhecimento dos povos originários”. No Planetário, por exemplo, os visitantes poderão conhecer um pouco mais sobre algumas das constelações indígenas, como a Constelação da Ema, do Homem Velho, do Boitatá, entre outras.
A astronomia indígena também é o mote da oficina “Observando o Céu de Índio”. Nela, os visitantes poderão construir observatórios indígenas e entender como os povos originários se guiavam pelo céu e pelas estrelas..
Em outras oficinas, será possível fabricar tinta de urucum para fazer pinturas corporais; aprender sobre a confecção de remédios com plantas nativas; ou participar de uma brincadeira tipicamente indígena: o Adugo ou Jogo da Onça. Quem vier para a abertura, no domingo (14), poderá confeccionar seus próprios Muiraquitãs. Trata-se de artefatos, em formato de sapos, que eram utilizados como amuletos por povos Tapajós da Amazônia.
Mas a principal atração da Semana dos Povos Indígenas fica por conta do grupo da etnia Fulni-ô, de Águas Belas. Além de assistir a apresentação dos indígenas, a meninada poderá entrar na roda de Toré e conversar com o grupo sobre seus costumes, rotina e cultura.
Fonte / Texto: Comunicação do Espaço Ciência
Nenhum comentário:
Postar um comentário