quarta-feira, 10 de julho de 2019

=> Câmara Federal realiza debate sobre obesidade infantil

Seminário será realizado pela Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Preventiva e conta com a parceria dos conselhos federais de Nutrição e de Educação Física e a Associação Brasileira de Nutrição

A Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Preventiva – SaúdePrev promove, nesta quarta-feira (10), às 15h, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, o seminário “Obesidade Infantil: Como evitar uma geração adoecida?” para debater a epidemia global que atinge milhões de crianças entre 0 e 5 anos. A iniciativa é do deputado federal Felipe Carreras, presidente da SaúdePrev, e visa realizar um debate equilibrado que conscientize a população sobre a gravidade da doença, já considerada uma pandemia mundial. O evento contará com a participação dos conselhos federais de Nutrição e de Educação Física e da Associação Brasileira de Nutrição.

De acordo com o parlamentar, o estímulo a atividade física e alimentação saudável é uma preocupação com o futuro das gerações. “Se não cuidarmos na infância, provavelmente aquela criança será um adulto obeso e que poderá apresentar diversas outras doenças como, por exemplo, hipertensão ou diabetes. Teremos pessoas mais saudáveis quando começarmos a cuidar da causa e não da consequência”, alertou Felipe Carreras.

A qualidade de vida é uma das principais bandeiras defendidas por Carreras na Câmara Federal. “Não podemos deixar de pautar temas que afetam a saúde dos brasileiros. O parlamento é um espaço para debate, então reuniremos pessoas capacitadas para falar sobre o assunto e nos ajudar a encontrar soluções. Precisamos começar a agir em defesa da saúde das nossas crianças e lutar para que o Governo Federal comece a investir em prevenção”, defendeu o deputado pernambucano.

Entre os participantes do evento estarão: Darlene Ramos, representante do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN); Zaíra Salerno, diretora da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran); Jorge Steinhilber, presidente do Conselho Federal de Educação Física (Confef); Mario Carra, presidente Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso); Nathercia Percegoni, PhD em Nutrição da Universidade Federal de Juiz de Fora; Professora Elisabetta Recine, representante da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável; e Caroline Martins, que estará representando o Ministério da Saúde.

Frente Parlamentar - A Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Preventiva foi lançada no dia 11 de abril como um canal de comunicação entre a sociedade civil e o Governo Federal. O objetivo é atuar a favor da prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (hipertensão, diabetes, doenças cardíacas ou respiratórias) através de atividade que promovam debates e ações que dialogam com a qualidade de vida.


Fonte / Texto: André Albuquerque 

Nenhum comentário:

Postar um comentário