terça-feira, 14 de julho de 2015

=> AMAMENTAÇÃO X LEITE INDUSTRIAL PARA BEBÊS

O melhor alimento para um bebê é o leite materno, ao ponto de ser o único alimento até o 6 meses de vida lhe dando não só a nutrição necessária, mais criando e aumentando a imunidade contra certas doenças. Um bebê que é amamentado por sua mãe tem menos chances de cólicas, principalmente nos três primeiros meses nos quais as cólicas são famosas pelo choro da criança.

A amamentação é um momento mágico, no qual o bebê também adquire confiança na sua mãe e um laço de carinho é fortalecido. Como dito em postagem anterior, as primeiras semanas de vida a criança tem que aprender tudo, inclusive a sucção do leite materno pois ela estava acostumada com a alimentação através do cordão umbilical na qual os nutrientes são fornecidos sem a necessidade de esforço e por isso nestas primeiras semanas, a cada 3 horas (aproximadamente) deve-se colocar para amamentar, independente do horário inclusive pela madrugada. O local da amamentação deve ser tranquilo e confortável  para mãe e filho (a) como uma poltrona ou cadeira de balanço, devendo evitar cama e seus acidentes decorrentes a cochilos. Recentemente apareceu nos telejornais um caso de uma mãe que adormeceu ao amamentar e seu bebê acabou morrendo sufocado.

Sophia aos 3 meses de vida
Não se pode jugar a mãe que por motivos adversos não consegue alimentá-lo com este leite e recorre às misturas industriais para complemento ou alimentação do seu filho(a). No meu caso gostaria muito de ter amamentado mais, porém desde da maternidade tive problema pois até o meu colostro (líquido que antecede o leite nos primeiros dias) quase não vinha e quando vinha era em pó. Diante desta falta, minha filha chorando de fome ao ponto de indicação médica para complemento de mistura de leite para recém-nascido. Mas como a produção do leite materno é estimulada com a sucção do bebê ou das maquininhas de sugar leite, o complemento só era dado após Sophia sugar todo o conteúdo de meu leite que era pouco e só tinha 3 a 4 vezes por dia. Os bebês se acostumam com o que é mais fácil, por isso em caso de alimentação mista (leite materno e industrializado) não se deve fornecer o leite preparado em qualquer mamadeira, evitando que a criança despreze o materno. No caso de Sophia no inicio era dado em seringa (claro que sem agulha). e posteriormente e mamadeira que imita o bico do seio. Hoje ela só toma a mistura pois o materno secou aos dois meses devido a gravidez complicada ou genética pois minha mãe também quase não teve leite.

Existem no mercado muitas misturas de leite industrial para bebês consideradas boas e outras consideradas ruins, se você precisa de adquirir este produto pergunte ao pediatra, pois ele saberá qual o melhor para seu filho (a), na tentativa de evitar cólica e prisão de ventre.

OUTRAS DICAS IMPORTANTES

* Sempre que der o leite ao seu baby, independente de natural ou artificial, lembrar de colocá-lo para arrotar no propósito de evitar: soluços, vômito ou gofos, cólica, fique "empachado", ou ainda que corra o risco de sufocamento ao colocá-lo no berço.  

* Depois do arroto, espere aproximadamente uns 40 minutos antes de deitá-lo no berço. Se não quiser ficar o tempo todo no braço, coloque- o no bebê conforto pois essa espera segundo uma linha de pediatras pode evitar otite. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário