Campanha terá início na próxima segunda (06) e busca imunizar crianças abaixo de cinco anos
Terá início, a partir da próxima segunda-feira (06), em Garanhuns, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. A iniciativa, promovida pelo Ministério da Saúde, tem o intuito de diminuir a possibilidade de retorno das doenças, que já foram eliminadas no Brasil. A meta da campanha, que segue até o dia 31 de agosto, é imunizar pelo menos 95% do seu público-alvo, que são as crianças de um ano a menores de cinco (4 anos, 11 meses e 29 dias).
De acordo com dados do Ministério, em Pernambuco, o público-alvo é de aproximadamente 544,1 mil pessoas. Para atender a esse público, o estado irá dispor de doses das vacinas Inativada Poliomielite (VIP), Oral Poliomielite (VOP) e da Tríplice viral; que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Para o estado de Pernambuco foram distribuídas 1,37 milhão de doses das três vacinas.
Para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida receberão a VIP. Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP, a gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.
Em Garanhuns, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município estarão realizando a vacinação a partir da próxima semana, sempre das 08h às 16h na área urbana, e das 8h às 14h na área rural. “É importante ressaltar que o nosso público-alvo são as crianças, os adultos não estão incluídos na campanha. Isso só aconteceu em alguns estados do Norte do país, onde foram registrados casos de sarampo, onde a imunização foi antecipada e estendida para idades mais elevadas”, afirmou a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) em Garanhuns, Luciana Andrade.
Dia D — Com o objetivo de atingir uma parcela ainda maior da população, será realizado no sábado, 18 de agosto, o Dia D de mobilização, com as unidades do município atendendo em horário estendido, das 08h às 17h, e mais dois pontos de apoio, localizados no Espaço Colunata, no Centro; e na Praça Souto Filho, popularmente conhecida como Fonte Luminosa.
Texto: Aquilles Soares
Edição: Cloves Teodorico com informações da Secretaria Municipal de Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário