sábado, 2 de fevereiro de 2019

=> Governo de Pernambuco lança projetos aprovados pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte


Anúncio aconteceu nesta sexta-feira (1º) no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont; foram entregues também passagens aéreas a atletas beneficiados do Programa Passaporte Esportivo

O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação e Esportes do Estado, lançou dois novos projetos através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. Na ocasião, foi concedido às empresas Norsa Refrigerantes S.A (Coca-Cola) e Ferreira Costa e Companhia LTDA o Título de Incentivo ao Esporte referente ao patrocínio dos projetos Gerando Futebol e Campinhos Love.fútbol - mais que um lugar para jogar, respectivamente. A solenidade aconteceu nesta sexta-feira (1º), no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem.

Estavam presentes no evento o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, o secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio, os secretários executivos Diego Pérez, Maria Medeiros, Ednaldo Moura e Severino Andrade, além de representantes da Prefeitura do Recife, Norsa Refrigerantes S.A (Coca-Cola), Ferreira Costa, Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, além de atletas e beneficiados dos projetos patrocinados.

“Hoje é um dia muito especial por reunir toda a comunidade esportiva de Pernambuco e anunciar iniciativas tão bacanas para esses atletas. É uma alegria imensa poder lançar dois projetos que incentivam a prática do futebol em diferentes aspectos e entregar as passagens aéreas para os nossos atletas competirem fora do Estado. Não só hoje, mas praticamente toda semana realizamos essas entregas e é muito importante para nós, enquanto governo, poder contribuir para o futuro desses jovens que defendem a nossa bandeira”, disse o secretário Fred Amancio, que anunciou ainda os projetos da pasta para os próximos quatro anos, como o Programa Ganhe o Mundo (PGM) para professores de Educação Física e técnicos.

“As empresas agora têm condições, a partir de um edital, de contribuir para o esporte no nosso Estado e, em contrapartida, terão descontos na aplicação do ICMS. É uma forma da iniciativa privada ajudar o Estado dentro do ambiente da prática esportiva que, junto com a educação, são elementos fundamentais para a formação dos nossos jovens”, acrescentou Paulo Câmara. 

Para Fernando Valença, fundador do Instituto Geração Quatro, e representante do projeto Gerando Futebol, o patrocínio chega em um momento importante para as crianças e adolescentes beneficiados pelo projeto. “Estamos felizes demais. Sou atleta e sei muito bem o que significa esse apoio financeiro que estamos recebendo. Ter apoio do Governo e da Coca-Cola vem concretizar esse sonho e a gente, agora, está pronto para os trabalhos”, disse.

A iniciativa Gerando Futebol visa implementar um ambiente adequado e seguro onde serão realizadas aulas de futebol, atendendo os aspectos social e de alto rendimento, com materiais esportivos, alimentação e recursos humanos e especializados, como coordenador técnico, treinador, preparador de goleiros, psicólogo, fisioterapeutas e estagiários. O projeto, que visa atender, preferencialmente, crianças e jovens da rede pública estadual e demais membros da comunidade escolar, tem coordenação técnica de Fernando de Oliveira Valença, mais conhecido como Fernando DDI. Além de integrar a Seleção Brasileira de Beach Soccer, o atleta é Campeão Mundial, Campeão da Copa América e Campeão Sulamericano na modalidade. O projeto será implantado no Clube Líbano, localizado no bairro do Pina.

O projeto Campinhos Love.fútbol - mais que um lugar para jogar, por sua vez, consiste na construção colaborativa de uma quadra poliesportiva na comunidade do Parque Fênix, localizado em Garanhuns, Agreste pernambucano. A execução do projeto será através de orientações social e técnica, fornecimento de mão de obra especializada e matéria-prima para que os moradores e lideranças locais possam apoiar a participar de todas as etapas do projeto, desde o planejamento até a manutenção do novo equipamento público de esportes e lazer. A quadra será construída em uma área de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e beneficiará estudantes da rede pública e toda a comunidade do entorno.

Passaporte Esportivo - Foram entregues 16 passagens aéreas a atletas beneficiados pelo Passaporte Esportivo. O programa consiste em conceder passagens aéreas e terrestres para que atletas e paratletas pernambucanos de qualquer modalidade possam participar de competições esportivas durante o ano. Só em 2018, o Programa Passaporte Esportivo beneficiou 271 atletas e paratletas.

João Ivson, atleta de Tiro com Arco e campeão Brasileiro e líder do ranking nacional, foi um dos beneficiados do dia e viaja em fevereiro para participar da Seletiva Mundial da Holanda de Tiro com Arco. O paratleta se diz confiante na disputa e agradeceu a oportunidade dada pelo Governo de trilhar seu caminho no esporte. “Falando com vários amigos e atletas de outros estados, percebo o quanto Pernambuco investe em nós, tanto no quesito passagem quanto no quesito remuneração e outros tipos de assistência. A gente tem acesso diretamente aos gestores de Educação e Esportes e isso é motivador. Com tudo isso, a mente e o corpo ficam sãos para qualquer competição”, disse.  

Eniluce Silva recebeu as passagens para disputar o Campeonato Paralímpico Brasileiro pela primeira vez. As passagens contemplam também as seleções pernambucanas infantil de voleibol, beneficiando 14 atletas, distribuídos nas modalidades masculina e feminina, e os técnicos Luiz Palco e Ricardo França. Os times participarão do Campeonato Brasileiro das Seleções - Divisão Especial. Pernambuco é o único estado do Nordeste a participar deste campeonato.

Parque e Centro Esportivo Santos Dumont - O Parque e Centro Esportivo Santos Dumont está sendo requalificado com um investimento de cerca de R$ 20 milhões. Até o momento, já foram entregues o ginásio poliesportivo; área de convivência; parcão; pista de skate; pista de cooper; quadra de tênis; campo de futebol; campo de futebol 7 (society); centro de esportes de praia; dojô de artes marciais; espaço de ginásticas e dança; academia; paisagismo; pista de atletismo e banheiros e lanchonete.  


Texto / Fonte: Rafael Sotero
Foto: Pedro Menezes



Em matérias anteriores o Blogativo mencionou sobre os benefícios das atividades esportivas principalmente para os jovens porque melhora da coordenação motora; aumenta a concentração; corrige e melhora a postura; estimula o desenvolvimento intelectual; auxilia a memória; aumenta a auto-estima; ajuda a fazer amigos; dentre muitos outros.

E também que a prática de esportes deve ser realizada com trajes adequados para evitar malefícios durante ou depois a atividade física. Poucas pessoas sabem que roupas muito apertadas e com material (tecido) que não deixam o corpo respirar, podem provocar irritações na pele e desconfortos e o acúmulo de suor tende a aumentar a proliferação de bactérias e fungos, resultando em infecções e micoses. Por isso o traje adequado, além de propiciar o conforto durante o exercício, pode evitar esses problemas.  Mas vale salientar que cada esporte tem suas roupas e necessidades que variam de acordo com o local ou o clima. No geral, as mais indicadas são roupas leves e com flexibilidade dos tecidos para ajudar na execução dos movimentos.

Em boas lojas do ramo, os vendedores ajudam com dica de roupa adequada para determinado esporte. Em Garanhuns tem uma maravilhosa loja de materiais esportivos denominada: CASAFIT SPORTS,  localizada na Praça João Pessoa que vale a pena conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário