quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

=> Lajedo é uma das cidades pernambucanas incluídas no anuário da Celpe

Foto do anuário.
Através do Projeto Energia que Transforma da Companhia Energética de Pernambuco - CELPE a Educação pública de Lajedo foi pioneira no desenvolvimento da eficiência energética. Através da Escola Ambiental e outras escolas, Lajedo foi incluída no anuário da Celpe 2016 com as ações realizadas no ramo como maquetes geradoras de energia feitas pelos alunos lajedenses.

O projeto visa a conscientização do consumo de energia e trouxe etapas para cada município vivenciar. Três estados foram incluídos no anuário: Bahia, Rio Grande do Norte e Pernambuco, este com 6 polos, sendo Lajedo parte do 4º polo referente à Garanhuns.

De início foram feitas palestras e capacitação junto à Companhia e em seguida o conhecimento adquirido foi passado para 40 professores de Ciências, História e Geografia que, por sua vez, repassaram para os alunos as ideias de transformação do uso eficaz da energia e da energia renovável. “A Educação não se satisfez com o aprendizado e decidiu desenvolver o projeto aplicando em cada escola de Lajedo por meio de um concurso da Escola Ambiental”, contou Joele Sobral, da coordenação da Secretaria Municipal de Educação.

Os alunos do 9º ano da Escola Padre Antônio Barbosa se destacaram e venceram o concurso ampliando a ação do projeto na cidade, o que chamou a atenção da Celpe quando todo o material foi enviado. Coletivamente, os estudantes produziram maquetes que geravam energia elétrica por meio do movimento manual de uma manivela. Assim, a gestora do Centro Municipal de Educação Ambiental, Andréa Félix recebeu a notícia de que Lajedo faria parte do anuário da Celpe.

Os alunos da Escola Padre Antônio Barbosa e Escola Clementino Francisco de Lima participaram de uma sessão de fotos feitas pela Celpe 



Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Lajedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário