sexta-feira, 31 de maio de 2019

=> Espaço Ciência promove Semana do Meio Ambiente e convida à reflexão sobre a poluição do ar


O Espaço Ciência abriga, a partir da próxima segunda (3), a Semana do Meio Ambiente. Em mais de vinte oficinas e atividades, os participantes poderão desfrutar de um contato harmonioso com o ecossistema e refletir sobre suas posturas em relação à natureza. Além da equipe do Museu, dez parceiros ajudam a compor uma programação, com foco no tema definido pela ONU para o Dia Mundial do Meio Ambiente: “Combata a poluição do ar!”

O Espaço Ciência oferece jogos, experimentos e oficinas que ajudam a compreender um pouco os efeitos da queima de plásticos, da poluição causada pelos veículos, da chuva ácida e da poluição atmosférica. Além disso, atrações permanentes como a Trilha Ecológica, observação de aves e passeio pelo manguezal e espelho d’água em barco movido à energia solar.

Os visitantes também poderão fazer de conta que são aves para entender como as espécies são obrigadas a mudar seu ciclo migratório por conta da poluição. Ou se transformar em pesquisadores para coletar resíduos e realizar análise do solo e da água.

A UFPE estará com dois projetos de extensão. O Incentífico participa da programação com duas oficinas que, de forma lúdica e dinâmica, estimulam a reflexão sobre os efeitos da poluição atmosférica. E o Projeto Tapioca, que busca divulgar pesquisas sobre a vida marinha e preservação dos oceanos, estará com atividades de pintura e exibição de vídeos.

Já a UFRPE estará com uma atividade de extensão que mostra os impactos da evolução humana na natureza. E a CPRH oferece aos visitantes um jogo da memória interativo sobre a poluição do ar.

Cinco ONGs realizam atividades na Semana do Meio Ambiente no espaço Ciência. A Greengirl vai ensinar os visitantes a confeccionar sabão a partir de óleo usado. A Trilogia Bio estará com atividades de ecoturismo, educação ambiental, ensino das ciências ambientais e vida animal. Além disso, os visitantes terão contato com diferentes espécies de nossa faunaA Faz Brotar, Greenpeace e Xô, Plástico participarão de um mutirão de limpeza do Manguezal Chico Science.

Completam a programação dos parceiros as atividades oferecidas pelas empresas Lógica Ambiental, com oficina de compostagem, e a ASA, com jogos que mostram como descartar ou reaproveitar óleo usado.

COMBATA A POLUIÇÃO DO AR - O Dia Mundial do Meio Ambiente é um evento mundial liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente que acontece todos os anos, no dia 5 de junho. Este ano, a poluição atmosférica é o tema lançado para reflexão.

Segundo a ONU Meio Ambiente, 92% das pessoas em todo o mundo não respiram ar limpo e a poluição do ar custa à economia global 5 trilhões de dólares por ano.

Das 7 milhões de pessoas que morrem prematuramente a cada ano devido à poluição do ar, 4 milhões das mortes ocorrem na região da Ásia e do Pacífico.  A China foi escolhida como anfitriã global das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente pelos investimentos recentes em desenvolvimento sustentável. Metade dos veículos elétricos e 99% dos ônibus elétricos do mundo circulam dentro de suas fronteiras. 

Segundo um novo relatório da ONU sobre poluição atmosférica na Ásia e no Pacífico, a implementação de 25 políticas voltadas para tecnologias poderia resultar na redução de 20% das emissões globais de dióxido de carbono (CO2) e de 45% das emissões globais de metano, o que poderia impedir a elevação da temperatura global em até um terço de grau Celsius.


Fonte/ Texto: Fabiana Coelho (Comunicação do Espaço Ciência)

Nenhum comentário:

Postar um comentário