quarta-feira, 1 de maio de 2019

=> Espaço Ciência tem programação especial nesta sexta (03) para celebrar Dia do Pau-Brasil

Escolas e visitantes que vierem ao Espaço Ciência nesta sexta-feira, 3 de maio, poderão participar de uma programação especial para celebrar o Dia do Pau Brasil. Os visitantes conhecerão um pouquinho mais sobre esta espécie e poderão, inclusive, aprender como extrair o pigmento usado para tingir tecidos, que era tão valorizado quando os europeus chegaram a nossa terra. Cada escola visitante levará consigo uma muda de Pau-Brasil, para ser plantada na instituição.

A árvore que deu nome ao nosso país já foi considerada extinta até ser redescoberta em 1928. O pernambucano João Vasconcelos Sobrinho tinha 20 anos e estava concluindo sua formação em Engenharia Agronômica quando, junto com o botânico alemão Dom Bento Pickel, encontrou espécies remanescentes no Engenho São Bento, em São Lourenço da Mata.

O local transformou-se, anos depois, na primeira estação ecológica do país: a Estação Ecológica de Tapacurá, que abriga um bosque com mais de 500 exemplares de Pau-Brasil e realiza atividades de produção de mudas de espécies da Mata Atlântica.

Presente na lista oficial da flora brasileira ameaçada de extinção, desde 1992, o Pau-Brasil é originário da Mata Atlântica. Ele floresce entre setembro e outubro e frutifica de novembro a janeiro. Em 1961 foi declarada árvore símbolo nacional. Em 1972, árvore nacional.


Fonte / Texto: Fabiana Coelho - Comunicação do Espaço Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário