quinta-feira, 2 de maio de 2019

=> Espaço Ciência tem programação especial nesta segunda (6), Dia Nacional da Matemática


A Matemática é o foco das atividades da próxima segunda-feira, 6 de maio, no Espaço Ciência. Na data considerada como Dia Nacional da Matemática, o Museu montou uma programação especial, que inclui jogos, experimentos e atividades interativas.

Tangram, Torre de Hanói, quebra-cabeça, Jogo da Velha em 3D… em diversos jogos a meninada poderá perceber que a matemática pode ser muito divertida. E que tal descobrir que, por trás de muita “mágica”, há simplesmente um bom cálculo? Já na Exposição “Jogos e Acasos”, o visitante perceberá que, até no que parece sorte ou azar, existem estatísticas e probabilidades.

O Xadrez gigante, os poliedros de Platão, o PI e o Plano Cartesiano são outras atrações. No mural da Ilusão de Ótica, os visitantes poderão aprender conceitos como os de anamorfose – representação de figuras que, quando observadas frontalmente, parecem distorcidas. Também poderão se surpreender na Sala Maluca e com o experimento Olhar de Escher, e descobrir que algumas percepções dependem do ponto de vista.

A relação entre a música e a matemática poderá ser observada em experimentos como a Flauta de Pan e o Xilofone de Garrafas. Os ângulos e formas na propagação das ondas de som ou de luz poderão ser observados em experimentos como as Parábolas Acústicas.

O Dia Nacional da Matemática é uma homenagem ao escritor, matemático e educador brasileiro Júlio César de Mello e Sousa, mais conhecido como Malba Tahan. O professor Júlio César usava histórias, jogos, problemas e desafios  para tornar a Matemática mais interessante para seus alunos.  Com o codinome Malba Tahan, publicou centenas de obras, sobretudo de Matemática, dos quais a mais conhecida é “O homem que calculava”.


FONTE / TEXTO: FABIANA COELHO - COMUNICAÇÃO DO ESPAÇO CIÊNCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário