Crianças assumem o controle da Mauricio de Sousa Produções para celebrar o Dia Mundial da Criança e o aniversário de Mônica como embaixadora do UNICEF no Brasil
Muito antes de temas e expressões como protagonismo infanto-juvenil e empoderamento feminino ganharem relevância na mídia e no mundo, ela já era um exemplo da força e da liderança que as meninas podem ter. Há mais de cinco décadas, sua Turma ajuda a transmitir valores como amizade, justiça, respeito à diversidade, entre outros. Por isso, há 10 anos, a personagem Mônica, criada por Mauricio de Sousa, foi nomeada embaixadora do UNICEF no Brasil.
Para celebrar esse aniversário, Mauricio de Sousa abriu as portas de seu estúdio em São Paulo, unindo-se ao UNICEF nas comemorações do Dia Mundial da Criança de 2017. Oito meninas e meninos, entre 10 e 11 anos de idade, assumiram o controle da Mauricio de Sousa Produções por um dia. Eles conheceram a estrutura do estúdio e todo o processo de produção das historinhas da Turma da Mônica, e tiveram uma aula especial com o próprio Mauricio de Sousa. E ao final, sentaram-se com o roteirista e desenvolveram uma história que está sendo publicada hoje.
Parceria pelos direitos das crianças
Mônica, personagem dos quadrinhos de Mauricio de Sousa, foi nomeada embaixadora do UNICEF no Brasil em 6 de novembro de 2007, mas a aliança entre a Mauricio de Sousa Produções e o UNICEF vem de longa data.
Em 1993, a Turma da Mônica, com apoio do UNICEF, apresentou o Estatuto da Criança e do Adolescente de forma divertida, em quadrinhos, para tornar a lei mais fácil de ser compreendida pelas crianças. Desde abril de 2005, Mônica e outros personagens da Turma apoiam a divulgação de mensagens do UNICEF para as crianças em suas revistas. Entre os temas, o direito à educação, ao aleitamento materno e à inclusão das crianças com deficiência, o combate ao racismo e a importância da prática de esportes.
Já como embaixadora do UNICEF, Mônica e seu criador, Mauricio de Sousa, participaram de campanhas nacionais e globais do UNICEF, tais como "Eu faço um mundo melhor para as crianças", "Unidos pelas crianças e pelos adolescentes" e "Pequenas Histórias", entre outras.
Dia Mundial da Criança 2017 – Crianças no Controle
Na preparação para o 20 de novembro de 2017, Dia Mundial da Criança, o UNICEF está convidando adultos ao redor do planeta para que deixem as crianças e os adolescentes assumir o controle de papéis-chave na mídia, na política, nos negócios, no esporte e no entretenimento. Por meio dessa ação, o UNICEF quer facilitar a participação das crianças e dos adolescentes em assuntos que lhes afetam diretamente, como educação, saúde e proteção contra a violência e o abuso.
O Dia Mundial da Criança foi estabelecido pela ONU em 1954 e é celebrado, a cada ano, em 20 de novembro, para promover a convivência internacional, a conscientização das crianças em todo o mundo e a melhoria do bem-estar de meninas e meninos.
No dia 20 de novembro de 1989, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Convenção sobre os Direitos da Criança – ratificada por 196 países. A participação das crianças e dos adolescentes nas decisões sobre assuntos importantes para eles é um dos direitos fundamentais incluído na Convenção.
O Brasil foi um dos primeiros países a assinar a Convenção e ratificou esse tratado de direitos humanos no dia 24 de setembro de 1990.
Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos. Para mais informações sobre o UNICEF e seu trabalho pelas crianças, visite www.unicef.org.br
Sobre a Mauricio de Sousa Produções
A Mauricio de Sousa Produções (MSP) é a maior empresa de produção de histórias em quadrinhos do Brasil, com mais de 50 anos de atuação, e responsável pela criação de Turma da Mônica, que possui o reconhecimento de mais de 90% dos brasileiros. Na área editorial, a empresa detém um dos maiores estúdios do setor no mundo e já assinou mais de 450 títulos até hoje, com mais de 80% do mercado de histórias em quadrinhos. A companhia é responsável pela criação de 400 personagens, que já venderam mais de um bilhão de revistas, e que são importantes para cerca de 80% dos brasileiros pelo incentivo à leitura e pela alfabetização informal das crianças. A MSP investe em tradição com inovação e produz hoje conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia alinhando educação, cultura e entretenimento. No licenciamento, a MSP trabalha com 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 3 mil itens.
Fonte: Adrieli Garzim - Máquina Cohn & Wolfe
Nenhum comentário:
Postar um comentário