Evento segue com programação até a sexta-feira (24), em Garanhuns
A VII Semana de Ressocialização acontece, em Garanhuns, entre os dias 22 e 24 de novembro. A abertura oficial do evento acontece nesta quarta-feira (22), a partir das 9h, no Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite, na avenida Rui Barbosa, S/N, bairro Heliópolis. Neste ano, o tema central da programação é “Comemoração aos 27 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente e sua implementação na cidade de Garanhuns”. Na quinta e sexta-feira, as atividades ocorrem na Câmara de Vereadores de Garanhuns, sempre a partir das 9h.
A iniciativa é da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), e conta com a parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), através da Vara Regional da Infância e Juventude, além do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A semana contará com uma série de palestras e discussões sobre temáticas que perpassam o tema central, abordando ainda reflexões que englobam juventude e saúde mental.
De acordo com a coordenadora do Creas Municipal, Yaci Novaes, atualmente, 68 adolescentes e suas famílias são atendidos pelo serviço de proteção social ao adolescente em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida e de prestação de serviços à comunidade. “Estarmos reunidos para tratar de assuntos sobre o dia a dia desses jovens é de grande relevância, vamos trocar conhecimentos e avaliar a execução dos serviços no município, apresentando ainda os resultados do trabalho realizado até aqui”, enfatiza a coordenadora.
A cerimônia de abertura contará com a apresentação do coral da terceira idade do Sesc Garanhuns; após o momento cultural, os presentes no salão do júri do fórum de Garanhuns contarão com uma palestra da promotora da Vara da Infância e Juventude, Marinalva Almeida, que vai abordar os 27 anos de existência do Estatuto da Criança e do Adolescente e a aplicação em Garanhuns; o juiz Maurício Gusmão vai palestrar em seguida, abordando a responsabilização da família em liberdade assistida: redução, apoio e acompanhamento. A titular da SASDH, Maria Célia Sobral, encerra o dia apresentando os projetos desenvolvimentos pela pasta.
Dias 23 e 24 - Na Casa Raimundo de Moraes, sede do Poder Legislativo Municipal, a programação inicia na quinta-feira (23); nessa data, a psicóloga Cintia Barros e a psicóloga Vaneska Cipriano vão palestrar sobre “Os trilhos da Liberdade Assistida”. Encerrando o segundo dia de programação, o tema abordado será os leitos integrais, momento conduzido pelo Hospital Regional Dom Moura.
O último dia começará com a palestra “Avanços no combate à drogadição no município de Garanhuns”, com a coordenadora do Creas, Yaci Novaes; depois, a secretária de Saúde, Shysneida Furtado, contemplará “Orientação e tratamento em saúde mental às crianças e adolescentes de Garanhuns”. Ainda na área de saúde, vão falar a psiquiatra do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), Olga Leocádia, e o coordenador de saúde mental, Raimundo Neto. Quem encerrará o evento é juiz Andrian de Lucena Galindo, abordando os aspectos jurídicos para efetivação de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico aos adolescentes em liberdade assistida.
Imagens: Divulgação
Texto: CLOVES TEODORICO
Nenhum comentário:
Postar um comentário